MATÉRIAS

 

Festival de Gramado anuncia candidatos e mudanças para 2014

A organização do Festival de Cinema de Gramado divulgou nesta quarta-feira (2) os candidatos ao prêmio deste ano e algumas mudanças para a 42ª edição do evento. Uma das mais tradicionais do gênero no Brasil, a premiação ocorre de 8 a 16 de agosto na cidade da Serra do Rio Grande do Sul. São quatro mostras em disputa: longas-metragens brasileiros, longas-metragens estrangeiros, curtas-metragens nacionais e curtas-metragens gaúchos.

Abaixo a lista completa de filmes concorrentes em cada categoria.

O anúncio da programação ocorreu em uma sala de cinema na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Ao todo, 794 títulos foram inscritos para participar da mostra competitiva. Dentre as novidades, um dos destaques é a confirmação da premiação em dinheiro para as produções vencedoras.

 

Nova curadoria
Com a morte do curador José Wilker, o evento modificou o formato da curadoria e agora passa a ter uma representante estrangeira em sua composição. A eleita é a atriz, diretora e produtora argentina Eva Piwowarski. Ela vai trabalhar ao lado de Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho.

"Ficou uma herança, uma presença e um otimismo. Ele realmente ficou com a gente", comentou Rubens Ewald Filho sobre José Wilker na manhã desta quarta-feira (2) na cerimônia na capital gaúcha. "Onde ele estiver, obrigado pelo apoio todo", também lembrou Marcos Santuario.

Eva Piwowarski é coordenadora do Programa Polos Audiovisuais da TV Digital Argentina. Também foi uma das diretoras do Programa Mercosul Audiovisual da União Europeia e a criadora da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam).

Nestor Tissot, prefeito de Gramado, afirmou que o festival é um patrimônino histórico e cultural do Rio Grande do Sul. "É um momento importante. São 42 anos de muita luta, dificuldade. É o festival de cinema mais antigo do Brasil. Passadas várias crises brasileiras, econômicas, estamos vivos", disse nesta quarta durante o anúncio. "O sonho de Gramado é ser uma referência para o mundo", acrescentou a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk.

Ao completar 10 anos em 2014, a Mostra Gaúcha, que concede o tradicional Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema, terá 17 concorrentes. O prêmio garante a exibição de curtas-metragens exclusivamente produzidos no Rio Grande do Sul, no primeiro final de semana do evento.

 

Boa safra de cinema
Para o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, a relação de concorrentes é a "melhor dos últimos anos". "Isso porque há uma boa safra do cinema brasileiro. A gente foi muito rigoroso em nossos critérios de avaliação. Ninguém entrou para concorrer aqui por amizade ou isso e aquilo. E se tivesse espaço, outros quatro, até cinco filmes, entrariam para a lista sem comprometer a qualidade", afirmou ao G1.

Sobre "Os senhores da guerra", única produção gaúcha que concorre ao prêmio principal, distribuiu elogios. "É o melhor filme do Tabajara [Ruas]. É um filme gaúcho que vocês vão se orgulhar", destacou. No elenco estão os atores André Arteche, Rafael Cardoso, Leonardo Machado e Ze Adão Barbosa.

Ainda há espaço para novos realizadores de cinema, porém, nomes já conhecidos da cultura brasileira. O compositor e intérprete Alceu Valença faz sua estreia atrás das câmeras em "A luneta do tempo". O ator e diretor de teatro Caco Ciocler também realiza seu primeiro longa-metragem. O documentário "Esse viver ninguém me tira" é o único do gênero a disputar um kikito.

Nos próximos dias devem ser anunciados os homenageados da edição deste ano, assim como o filme que abrirá a 42ª edição do Festival de CInema de Gramado.

 

Autor: Globo.com

Postada em: 03/07/2014

 

 

 

PEÇA SUA MÚSICA

NOME

CIDADE / ESTADO

PEDIDO

TOP 10

1

Flores em vida
Zezé di Camargo & Luciano

2

O tempo não apaga
Victor & Leo

3

Tá bom, Aham!
Sorriso Maroto

4

Domingo de manhã
Marcos & Belutti

5

Mozão
Lucas Lucco

6

Os dez mandamentos do amor
Eduardo Costa

7

Caraca muleque
Thiaguinho

8

Te amo tanto
Paolo

9

Cê topa
Luan Santana

10

Quem é
Paula Fernandes

 

 

PARCEIROS


 

Rádio Estrada 87.5 FM - www.RedeEstradaFM.com.br - Todos os Direitos Reservados

 

 

Desenvolvimento Glayson Design - Hospedagem e Streaming